BENEFÍCIOS DA CLIMATIZAÇÃO EVAPORATIVA

Os bioclimatizadores vieram para ficar. São o presente e o futuro. Não restam dúvidas acerca dos benefícios da climatização evaporativa. Graças a estes sistemas de bioclimatização podemos eliminar fumos e odores, obter ar novo, fresco e filtrado; ter uma ventilação constante na nossa oficina, indústria ou empresa.

Biocool Eco Cooling Solution é uma referência no mercado dos bioclimatizadores evaporativos.

A experiência no desenvolvimento de inovações energeticamente ecológicas e saudáveis permitiu-nos ser líderes e estar à frente da concorrência. A perfeita união entre tecnologia e meio ambiente é a chave do nosso êxito nos bioclimatizadores.

A nossa equipa de profissionais é constituída por especialistas em equipamento de ar para vivendas e moradias. Sabemos qual é a diferença entre climatizador e ar condicionado portátil e colocamos esse conhecimento ao serviço dos nossos clientes, tendo como resultado o desenvolvimento de um produto que tem as vantagens de ambos os sistemas.

BENEFÍCIOS DA CLIMATIZAÇÃO EVAPORATIVA:

Explorar os benefícios da climatização evaporativa é o código de identidade da Biocool. Conseguir temperaturas de conforto em diferentes situações e ambientes é a nossa melhor carta de apresentação. Estudamos e analisamos as características das instalações antes de oferecer a solução. Somente assim se obtém a satisfação de 100% dos nossos clientes.

Reduz a temperatura entre 7ºC e 20ºC, conforme as condições atmosféricas exteriores

Consome 80% menos que um aparelho de ar condicionado

Melhora e assegura a qualidade do ar através da expulsão de poeiras, fumos e odores

Permite a climatização de áreas específicas

Inovação e sustentabilidade

Sem necessidade de fechar portas e janelas

Renovação a 100% de ar exterior fresco e filtrado

Reduz a electricidade estática

Aumenta a produtividade e diminui os acidentes de trabalho

Rápida e fácil instalação

Os climatizadores evaporativos são altamente competitivos tanto nos custos de capital e aquisição, como em custos de exploração e manutenção, especialmente se comparado com a instalação equivalente de ar condicionado por compressão. Deste modo, os custos operacionais dos evaporativos são similares aos de um ventilador. O seu custo de instalação é baixo, na medida em que apenas precisa de água e uma fonte de energia elétrica sem nenhuma canalização complementar. A sua manutenção é muito económica e ao incorporar poucas peças de trabalho reduzem-se substancialmente as probabilidades de falhas e avarias. Destaca-se também a simplicidade na manutenção dos filtros e dos pontos distribuidores de água. Todas as vantagens da eficiência energética que caracterizam os sistemas de bioclimatização resultam numa poupança económica significativa das empresas que utilizam este sistema. Ainda não existem estudos em Portugal relativamente à poupança energética global que poderia produzir a utilização em massa da climatização evaporativa; existem dados da sua aplicação nos Estados Unidos onde este sistema é utilizado há mais de 50 anos de forma massiva e à qual denominam de “Cooling”. Somente na zona Sul dos EUA foram identificados 4 milhões de evaporativos instalados em residências, tendo resultado numa poupança aproximada de 11,8 milhões de barris de petróleo anualmente e 3 biliões de Kg de emissão de dióxido de carbono em comparação com o sistema de ar condicionado por compressão. A estes valores devemos somar a poupança proporcionada pela utilização dos evaporativos na indústria, no comércio, na agricultura e pecuária, que não foram contabilizados no relatório, mas que são ainda maiores.

 

 

LEI 80/20 :

CLIMATIZAÇÃO DE

UMA NAVE INDUSTRIAL

 

 

Em Espanha, a Lei de Pareto impõe uma interessante reflexão relativamente à decisão de proceder à climatização de uma nave industrial, tendo em conta o fácil acesso que se tem à climatização por ar condicionado e o grande desconhecimento existente sobre os sistemas de bioclimatização evaporativa. Às vezes, é imposta uma temperatura de projecto específica que nem sempre é necessária. Um exemplo que reflete essa abordagem: manter um local com uma temperatura constante de 25°C não é 100% alcançável com a climatização evaporativa em algumas regiões, mas sim em 80% – 90% do tempo. Como tal, multiplicar o custo de energia em 5 vezes para cobrir os 10% a 20% de ocasiões em que a temperatura desejada não é alcançada, provavelmente não é uma opção rentável, ou sequer necessária.

O ar condicionado evaporativo é um exemplo de tecnologia eficiente, não poluente e que tem múltiplas vantagens em relação à climatização por ar condicionado. Destaca-se o seu baixo consumo de energia, que é semelhante ao de um ventilador, e estima-se que pode ser até 80% menor do que o de um ar condicionado. Além disso, não usa gases refrigerantes, é mais ecológico e pode ser usado em espaços abertos, sem a necessidade de ter de fechar portas ou janelas. Não seca o ambiente, mas mantém um ótimo nível de humidade. A principal desvantagem ou limitação da bioclimatização, é a incapacidade de se atingir uma certa temperatura, na medida em que esta é obtida a partir das condições do ar exterior e estas variam constantemente. No entanto, em 90% dos casos, podem obter-se condições de conforto para um consumo energético mínimo.

 

 

PRINCIPAIS DIFERENÇAS

FACE AO AR CONDICIONADO

 

 

SAUDÁVEL E ECOLÓGICA

A bioclimatização é uma forma de refrigeração que, além de ser muito económica, é saudável e ecológica. Este sistema de climatização evaporativa permite a renovação constante do ar, melhorando a sua qualidade à medida que o ar é introduzido, limpo e filtrado, dentro do local a climatizar. Assim, evacua cheiros nocivos, fumos e gases para o exterior, permitindo ao mesmo tempo manter os acessos abertos. Desta forma, ar fresco e renovado é respirado permanentemente, com um nível equilibrado de humidade, muito benéfico para a saúde, sem secar o meio ambiente, de modo que são evitados problemas como a alteração das mucosas respiratórias e a desidratação da pele, eczema, rinite e conjuntivite, entre outros. Nesse sentido, também se destaca o facto de serem evitadas mudanças bruscas de temperatura e todas as patologias que podem levar a constipações, resfriados, faringites, rouquidão, etc. Do ponto de vista ecológico, a BCE não usa CFC’S ou gases refrigerantes similares, uma vez que se baseia no uso de água natural para o seu funcionamento, que também retorna à atmosfera sob a forma de vapor.

 

 

CONFORMIDADE COM

A RESPONSABILIDADE

SOCIAL DAS EMPRESAS

(RSE)

 

 

Visão do futuro. As vantagens para as empresas que adoptam medidas de responsabilidade social relacionadas à gestão ambiental são muitas e enquadradas em diferentes áreas. O aquecimento global é um problema mundial que afecta as consciências não só dos governos, mas também dos consumidores e dos mercados a nível internacional, o que aumenta a tendência dos clientes para escolherem produtos e serviços de empresas comprometidas com o meio ambiente. O Livro Verde da UE ou o Pacote Global das Nações Unidas (princípios 7, 8 e 9) são documentos internacionais de acesso gratuito para empresas que desejam assumir voluntariamente o compromisso de implementar princípios de responsabilidade ambiental, escolhendo, entre outras medidas, a eficiência energética. Cada vez mais as empresas multinacionais e PMEs estão ativamente envolvidas na busca de políticas que contribuam para travar as alterações climáticas, crescer economicamente de forma sustentável com a redução do consumo de recursos e das emissões poluentes, de maneira a reduzir o impacto no meio ambiente.

Principais Vantagens da RSE na Gestão Ambiental

Aumento da rentabilidade empresarial e competitividade das empresas

Poupança no consumo energético, melhorando os resultados económicos

Boa imagen pública, identificação da empresa com valores positivos

Posicionamento à frente da concorrência, resultando numa vantagem diferencial

Melhoria da satisfação dos profissionais a nível corporativo

Contribuição e promoção de um benefício global para o meio ambiente, a Natureza e o Planeta